(62) 98259-0800
Orçamento por Whatsapp
Logo Instagram
Tratamentos

LENTES DE CONTATO

LENTES DE CONTATO - Foto 1

As lentes de contato podem ser utilizadas com os seguintes objetivos:

1. Substituir os óculos.
2. Devolver a visão de pacientes que possuem irregularidade na córnea.
3. Como curativo para a superfície dos olhos.


Lentes de contato ao invés de óculos

As lentes de contato podem ser usadas por quem tem:

- Miopia.
- Hipermetropia.
- Astigmatismo.
- Presbiopia (Vista Cansada)


* Para quem usa as lentes em substituição aos óculos, o ideal é usar lentes com alta permeabilidade ao oxigênio, de preferência as lentes gelatinosas de descarte diário.


Lentes de contato para devolver a visão:

São lentes de contato especiais adaptadas em pessoas com alguma doença ou cicatriz que distorce a córnea para voltarem a enxergar. Existe um arsenal de tecnologia em lentes de contato para pacientes com ceratocone e outras distorções na córnea.

Essas lentes são divididas em:

- Lentes de contato rígidas.
- Lentes de contato esclerais.
- Lentes de contato semi-esclerais.
- Lentes de contato gelatinosas para córneas irregulares.

A tecnologia dessas lentes evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente é possível ajustar diversos parâmetros nas lentes rígidas e nas esclerais para melhorar o encaixe da lente na córnea. Assim, se no passado você não conseguiu se adaptar com as lentes, pode ser que agora isso seja possível. O objetivo final é obter a melhor visão possível, conforto e estabilidade da lente no olho.

Existe também a opção de lentes gelatinosas para ceratocone, no entanto, em geral, elas não dão uma visão tão boa como as lentes rígidas e as esclerais. Ao contrário do que muitos pensam, as lentes de contato não servem para estabilizar nem para tratar o ceratocone. Elas são apenas uma ferramenta a mais para permitir que o paciente volte a enxergar.


Cuidados importantes com as lentes de contato:

É muito importante: higienizar a lente adequadamente, trocá-las no período orientado pelo oftalmologista e não entrar em piscina, rio ou mar com elas para evitar infecção. Vejo muito no dia a dia do meu consultório pessoas que usam lentes de contato há muitos anos e vão ficando desleixadas. Usam por 3 a 6 meses lentes que deveriam ser descartadas todo mês. Dormem com as lentes, às vezes, um mês inteiro sem tirar dos olhos, entram na piscina, mar com elas. Algumas pessoas economizam nos produtos de limpeza e usam apenas soro fisiológico. Compram um tubo grande de soro e vão usando. Isso aí é um criatório de bactérias.

Portanto, se você usa lentes de contato e faz uma dessas coisas, saiba que você está colocando seu olho em risco. É como pular de paraquedas sem saber se o paraquedas foi preparado de acordo com todas as normas de segurança para abrir quando você acioná-lo. Uma lente contaminada pode causar infecções gravíssimas no olho, de difícil tratamento, podendo levar a perda da visão e até mesmo do olho.

Portanto, se você acha caro a manutenção das lentes de contato ou não tem disciplina para cuidar delas, é muito mais seguro fazer o laser refrativo. Pense nisso. Faça suas consultas de rotina com o seu oftalmologista.


Não seja negligente com a saúde dos seus olhos.

Fale Conosco