CERATOCONE
O ceratocone é uma doença que afeta a camada anterior do olho chamada córnea. A córnea é a lente mais potente do olho. Portanto, qualquer alteração nessa lente comprometerá a qualidade da imagem formada. A medida que a doença progride, a córnea vai ficando mais curva e fina, assumindo a forma de cone. A distorção da córnea causa um astigmatismo irregular, fazendo com que a visão fique ruim mesmo com os óculos. É muito comum os pacientes perceberem piora rápida da visão, tendo que trocar de óculos com muita frequência.
A doença tem início na adolescência, sendo rara antes dos 10 anos e tem uma tendência a parar de evoluir por volta dos 30 anos. Até os 18 anos o risco de progressão é de 80% e daí a importância de um acompanhamento rigoroso para evitar o avanço da doença com consequente piora da visão. A maioria dos pacientes são alérgicos e coçam muito os olhos. Isso piora a distorção da córnea e faz a doença progredir. A alergia precisa estar bem controlada com colírios.
Tenho ceratocone, meus filhos podem ter?
A causa do ceratocone ainda é um enigma. Sabe-se que algumas pessoas têm uma predisposição. Outros fatores clínicos como coçar os olhos pode desencadear o processo. A hereditariedade está presente em 6% dos casos, mas um estudo feito no Brasil pela Dra Juliana Sallum e colaboradores encontrou uma correlação maior: 20%, quando incluiram os casos suspeitos essa frequência subiu para 33% e quando incluiram pacientes com alterações mínimas subiu para 43%. Os filhos de quem tem ceratocone tem mais chances de apresentar sintomas da doença que a população geral. Portanto, é importante estar atento aos sintomas e fazer acompanhamento oftalmológico.
Tem como prevenir o ceratocone?
Coçar os olhos pode fazer o ceratocone surgir ou piorar. Portanto, NÃO COCE OS OLHOS.
Tratamento:
O tratamento depende do comprometimento da visão e da idade. Pode variar deste apenas acompanhamento clínico até cirurgia.
Entre os tratamentos temos:
- Crosslinkig: Feito para evitar a progressão da doença.
- Implante de anel intra-estromal: O anel intra-estromal é uma cirurgia que objetiva melhorar a visão ao mudar a curvatura e diminuir a distorção central da córnea. O objetivo é que o paciente volte a enxergar com óculos ou lentes de contato.
- Transplante de córnea: É feito visando trocar a córnea comprometida pela doença por uma córnea saudável e, com isso, restaurar a visão.
Lentes de Contato. Para que servem?
As lentes de contato são usadas para melhorar a qualidade da visão. Elas não visam evitar a progressão do ceratocone como muitos acreditam. Existem diversos modelos de lentes de contato para pacientes com ceratocone e a melhor opção é definida durante um teste de lente de contato. Resumidamente, temos as lentes rígidas, as lentes esclerais e as lentes gelatinosas para ceratocone. O objetivo durante o teste é escolher a lente que dê melhor visão, conforto e que fique estável sobre a córnea.
