LASER REFRATIVO
O LASER REFRATIVO ou cirurgia refrativa é um tratamento a laser para corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada).
É indicado para as pessoas que desejam ficar independentes dos óculos ou das lentes de contato nas atividades do dia a dia. Pode ser aplicado em qualquer idade a partir dos 18 anos. Abaixo dessa idade, o laser pode ser indicado em situações especiais onde a correção do grau beneficia a visão do paciente. Pode ser feito inclusive após a cirurgia de catarata caso tenha sobrado algum grau residual após o implante da lente intraocular. Antes do tratamento, é necessário fazer alguns exames para avaliar o olho em geral e em especial a córnea local no qual o laser é aplicado. Só depois da avaliação clínica e dos exames complementares é possível dizer se o paciente pode ou não fazer o laser refrativo.
Quais exames precisam ser feitos para fazer o Laser Refrativo e ficar livre dos óculos?
É necessária uma avaliação inicial para checar o grau e a seguir, alguns exames de imagem. Os exames são:
- Topografia de córnea.
- Paquimetria.
- Tomografia de córnea.
- Microscopia especular.
- Mapeamento de retina.
Exames adicionais podem ser necessários como:
- Ecobiometria.
- Avaliação da biomecânica da córnea.
- Mapa epitelial.
O oftalmologista analisará esses exames para dizer se o paciente pode ou não fazer o laser e também definir a técnica cirúrgica.
Existem basicamente 03 técnicas: PRK, LASIK e o SMILE.
PERGUNTAS FREQUENTES:
1.) Quanto tempo depois posso voltar ao trabalho?
Após 02 dias ou 01 semana, dependendo da técnica usada no tratamento.
2.) Quando posso voltar a fazer atividade física?
- Musculação, corrida, bicicleta: 01 semana.
- Natação e outras atividades aquáticas: 30 dias
-Esportes com risco de impacto nos olhos: 30 dias
3.) Posso voltar a dirigir quanto tempo após o laser refrativo?
Assim que a visão para longe estiver boa. Isso pode acontecer entre 01dia e 01 semana dependendo da técnica cirúrgica.
4.) Doutora, dói?
Antes da aplicação do laser o olho é anestesiado com colírio anestésico. Muitas vezes damos 01 comprimido para deixar o paciente mais tranquilo e relaxado. Portanto, durante a aplicação do laser não há dor. Dependendo da técnica cirúrgica escolhida, pode haver desconforto nos primeiros 2 a 3 dias de pós-operatório.
5.) Qual a duração da cirurgia?
O tempo de aplicação do laser variará de 05 a 20 segundos em média. O tempo, na sala do a laser dura cerca de 15 a 20minutos.
6.) Quais os riscos envolvidos?
O laser refrativo é uma das cirurgias mais seguras da medicina. Além da experiência do cirurgião, usamos equipamentos com altíssima precisão. Os principais riscos são descartados já na avaliação pré-operatória e o tratamento é contra-indicado para aquelas pessoas que possuem alguma fragilidade na córnea.
Os principais riscos são:
- Hipo ou hipercorreção, ou seja, sua córnea responder um pouco menos ou um pouco mais ao laser e sobrar grau. Nesse caso, o laser é aplicado para corrigir o grau residual após alguns meses.
- Sensação de olho seco nos primeiros 6 meses a 1 ano.
- Halos em volta das luzes ou "glare", nesse caso a luz fica espalhada podendo incomodar a noite ao dirigir. Em geral, diminuem no primeiro ano após o laser.
- Infecção é raríssimo. O risco de infecção com o uso de lentes de contato é 30 vezes maior.
Seguindo todos os protocolos de segurança, o tratamento a laser é muito seguro.
